Release: Prêmio MTD de Fotografia: Walter Firmo
Um concurso de fotografia com cerimônia e uma mostra fotográfica no Palacete Princesa Isabel em Santa Cruz no Rio de Janeiro abrirá a primeira edição
Sob o tema “mais amor por favor” evocando o sentimento de humanidade, na contramão da atual conjuntura sociocultural de individualismos, egocentrismos e endurecimento do conteúdo humano, o Prêmio MTD de fotografia: Walter Firmo surge promovendo um inédito concurso que premiará profissionais e amantes da fotografia.
FOTOGRAFIA: OLHARES VEROSSÍMEIS
Com o avanço do arsenal tecnológico, observamos o quanto a arte da fotografia vem sendo trabalhada a partir do leque de recursos em manipulações de imagens que hoje temos em mãos. Os programas de edição são, indiscutivelmente, recursos eficazes para alcançarmos determinados resultados, contudo, fazer uma fotografia vai muito além do clique, edição e/ou manipulação. Ter um olhar sensível é fundamental, saber enxergar e interpretar o real para capturar a verossimilhança da melhor imagem na hora de apertar o disparador traz uma peculiaridade essencial para os resultados do fotógrafo. Esse olhar humano e singular traduzido pelas lentes deve ser experimentado, apreciado e premiado. A ideia do Prêmio é valorizar o “olhar”, a difusão da arte fotográfica e o incentivo à todos os amantes da fotografia, por meio de um concurso que premiará os vencedores em uma inédita Cerimônia de Premiação e Mostra fotográfica com workshops na Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, em Santa Cruz, no Palacete Princesa Isabel que abriga o Ecomuseu de Santa Cruz, um espaço cultural de importante e ostentosa arquitetura imperial ainda desconhecido por muitas pessoas. Em cada edição o Prêmio apresentará uma homenagem a notáveis personalidades da fotografia, nessa edição de abertura do Prêmio, Walter Firmo Guimarães da Silva será o homenageado. Firmo que é fotógrafo, jornalista e professor de carreira reconhecida nacional e internacionalmente, cuja obra investiga a figura humana, os costumes e festas populares brasileiras como o Carnaval do Rio de Janeiro. Em sua produção destacam-se ainda os retratos de músicos brasileiros, como os de Clementina de Jesus, Cartola e Pixinguinha. É o fotógrafo que se destaca pela exploração sensível da cor e da luz, mantendo diálogo com a pintura.
O Prêmio MTD de Fotografia: Walter Firmo é uma iniciativa sustentável, baseando-se nos três pilares da sustentabilidade. Econômico: valorização das trocas, economia colaborativa e parcerias. Social: cultura, arte, bem estar social, desenvolvimento de localidades, compromisso com a humanidade, eventuais excedentes não utilizados na execução do Prêmio serão destinados a manutenção de projetos sociais. Ambiental: compromisso com meio ambiente, reutilização de materiais para composição da infraestrutura da Mostra e preocupação com o planeta.
As imagens inscritas no concurso passarão por três etapas de seleção: Pré-seleção por uma equipe técnica de profissionais da fotografia, Avaliação pelo corpo de juri formados por dez profissionais renomados da área da fotografia e Juri Popular. Os 20 Finalistas além receberem certificados e de terem suas imagens expostas na Mostra Fotográfica que acontecerá em 16 de fevereiro de 2019 no Palacete Princesa Isabel e afixadas em murais da cidade, participarão da Cerimônia de Premiação, e ainda, poderão estar entre os 3 Vencedores de cada categoria “Profissional: Câmera Profissional” e “Amantes da fotografia: cyber shot, celular, smartphone, iphone e similares”. Os 3 Vencedores de cada categoria levarão troféus e bolsas de estudos. O primeiro lugar de cada categoria levará o Selo Walter Firmo de elogio e reconhecimento.
Organização, parceiros e colaboradores
A organização do Prêmio conta com a participação de colaboradores, parceiros, apoiadores e profissionais da área cultural e da fotografia, comprometidos em fazer dessa iniciativa um importante marco da fotografia na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Participam da organização a gestora cultural e conselheira municipal de cultura do Rio de Janeiro Elizabeth Manja, os Produtores Culturais: ambientalista Bianca Marins, o artista plástico Sergio Dias e a fotógrafa Gilmara Nunes ambos componentes da equipe gestora do Ponto de Cultura Movimento Territórios Diversos Associação Cultural, instituição realizadora do Prêmio e, a convidada para coordenação técnica fotógrafa Cacau Fernandes. O corpo de juri conta com os nomes: Custódio Coimbra, Wânia Corredo, Severino Silva, Cristina Fromet, Marco Antônio Portela, Bruna Prado, Júlio Regis, Belle Maia, Alex Ribeiro e Leo Mano.
A abertura do Prêmio e as inscrições estão previstas para segunda próxima, 10 de dezembro. Fiquem atentos no site www.mtdcultural.org.br