Cinecult Jovem 2023: exibição de filmes, roda de conversa e debate entre o público presente
No último sábado, dia 30 de setembro, aconteceu o encerramento do Cinecult Jovem 2023. O projeto é uma realização do ITD com apoio da Prefeitura do Rio, Secretaria Municipal de Cultura e Riofilme e tem como principal objetivo apresentar aos jovens da comunidade filmes e documentários significativos e premiados, promovendo assim uma roda de conversa e debate sobre o tema do filme, além de contar com a presença de autores e produtores das obras.
Neste ano, o CineCult Jovem apresentou quatro sessões exibidas na sede da ONG, entre os meses de junho e setembro. A abertura contou com a exibição do filme “Trem do Soul”, do cineasta Clementino Júnior. Na segunda sessão, foi exibido o longa "30 dias: um carnaval entre a alegria e a desilusão”, do diretor Valmir Moratelli e na terceira o filme “Crônicas De Santa Cruz”, da diretora Ynara Noronha. Por fim, a última sessão exibiu o longa “Cangoma”, de Victor Meirelles e fechou com chave de ouro a edição 2023 do projeto.
A segunda sessão do projeto, que exibiu o documentário: “30 dias: um carnaval entre a alegria e a desilusão”, contou com a presença do diretor Valmir Moratelli que, após a exibição do longa, comentou e respondeu perguntas para o público presente.
Para Valmir, o documentário leva o público a pensar sobre o carnaval com uma nova perspectiva: “O carnaval é um espetáculo, mas, além disso, representa uma série de coisas que estão embutidas nessa festa e que não são discutidas pela sociedade. A questão da representatividade, a questão da cultura negra, da religiosidade de matrizes africanas e de pertencimento de comunidades que são invisibilizadas e marginalizadas. Daí, quando você tem uma festa que é produzida por essas pessoas, nesses lugares, é preciso se discutir como é que eles conseguem fazer isso. Eu acredito que o filme consiga trazer essas discussões que deveriam ser debatidas em outros lugares, nas escolas e, principalmente, na televisão, durante a transmissão dos desfiles”, disse o jornalista, que é especialista em carnaval.
Para Elizabeth Manja, diretora executiva da ONG, o documentário levanta discussões importantíssimas e questionamentos que levaram o público jovem presente no evento a pensar sobre cultura, tradição e, também, sobre contextos políticos.
Por fim, a edição 2023 do Cine Cult Jovem cumpriu com seu objetivo: oferecer ao público uma noite de entretenimento, debate, roda de conversa e diversão. Acompanhe nossas redes sociais e fiquei por dentro de tudo que aconteceu e que vai acontecer no ITD. Vem com a gente levar cultura e arte por toda parte.
Comments