top of page
item_7.png

ITD estreia o projeto Educa Mais Cultural



O projeto EDUCA MAIS CULTURAL é uma iniciativa pioneira na comunidade de Nova Sepetiba, Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, local onde verifica-se a escassez de projetos sociais, culturais e com altos índices de analfabetismo funcional entre os jovens estudantes. O presente projeto apresenta uma proposta de atividades voltadas para contribuir com a transformação desse quadro dando seguimento às ações já implementadas pelo Movimento Territórios Diversos na localidade. O projeto Educa Mais Cultural propõe um conjunto de quatro oficinas interdisciplinares continuadas, de cunho educativo, criativo e cultural realizadas em quatro escolas públicas para os alunos do segundo seguimento do Ensino Fundamental.


As oficinas apresentam conteúdos, atividades criativas e artísticas integradas com as disciplinas escolares formais (Oficina Leitura, Escrita & Expressão Teatral / Oficina de Jogos Matemáticos / Oficina de Musicalidade Sustentável / Oficina de Artes & História) e abordam temas norteadores sobre o patrimônio material e imaterial de Sepetiba e Santa Cruz levando aos educandos o conhecimento histórico local e também dos projetos locais como estímulo à participação nos mesmos, como o Passeios de Reconhecimento Histórico de Sepetiba e às Exposições Históricas e Permanentes de Santa Cruz, projetos estes trabalhados por coletivos e instituições como o Ecomuseu de Sepetiba e o NOPH – Núcleo de Orientação e Pesquisa Histórica de Santa Cruz.


O Projeto Educa mais Cultural tem como método de desenvolvimento e aprendizagem a Didatologia Sensorial, pesquisa desenvolvida pelo Movimento Territórios Diversos, com finalidade de alcançar na prática das ações as reais necessidades de transformação humana e territorial. Partindo do princípio da autoidentificação, seguindo para o diálogo, trocas, reconhecimento do microambiente comunitário e construção do conhecimento do macroambiente social Objetivos: Ampliar, fomentar o acesso à leitura, escrita, cultura e produção criativa por meio de atividades socioculturais e educativas na comunidade de Nova Sepetiba, oferecendo oportunidades dignas para adolescentes e jovens como forma de combate ao analfabetismo funcional, vulnerabilidade social e o déficit de ofertas culturais existentes no território. Promover a interdisciplinaridade por meio de atividades que agregam diferentes linguagens, desenvolvendo habilidades cognitivas e resgatando a autoestima de adolescentes e jovens. Promover o resgate à memória do território, o processo de constituição da comunidade Nova Sepetiba, criando um ambiente cultural que contribua para a formação de indivíduos mais aptos para a vida, reforçando a autoidentificação e a valorização do local.


Potencializar iniciativas culturais locais Promover, ampliar e garantir a criação e a produção artística e cultural Quantidade de vagas para participantes nas oficinas: 5 alunos Faixa Etária: 10 a 15 anos

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
item_2.png
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page